08/07/2014 – Vitória Moda 2014 terá encontro sensorial dia 17 de julho

 

A pouco menos de um mês de sua abertura, no dia 29 deste mês, no Itamaraty Hall, o mais importante evento de moda do Espírito Santo, realizará um encontro que vai explorar os cinco sentidos.

Tudo vai acontecer no próximo dia 17, às 19 horas, no auditório da Findes, que será palco do talk show “ Diálogos Sensoriais”. O evento contará com a participação de Bárbara Verzola, Ada Mota, Alza Alves, Vivian Coser e Márcia Lopes.

Trata-se de mais uma ação cultural dentro da programação Vitória Moda, edição de alto verão 2015, que leva a assinatura do Sistema Findes, Câmara do Vestuário e Sebrae-ES.

Veja mais:

Lala Deheinzelin abre ações do Vitória Moda Alto Verão 2015
Vitória Moda: palestra com especialista em Economia Criativa
Novo formato do Vitória Moda é apresentado em almoço com a imprensa
Normas para credenciamento para o Vitória Moda 2014
Presidente da Findes fala sobre Vitória Moda para empresário de Colatina

Mediado pela jornalista Betty Feliz, o talk show promete provocar a plateia, já que, inspirado no tema da semana de moda capixaba, “ Cinco Sentidos – Razão e Emoção”, vai explorar a relação entre tato, visão, olfato, paladar e audição com o universo fashion.

Durante a conversa com as convidadas, será estabelecida uma analogia entre a moda e as atividades exercidas pelas participantes do encontro, que representam as áreas de gastronomia, enologia, música, beleza e decoração.

Segundo o vice-presidente da Câmara do Vestuário e coordenador do Vitória Moda, José Carlos Bergamin, a ideia de juntar personalidades de segmentos diferentes para este encontro nasceu a partir da concepção do tema do evento do Vitória Moda 2014.

“O vestuário, seus materiais têxteis e não têxteis, a silhueta, a forma, as cores, os aromas, enfim, a moda sempre esteve associada aos cinco sentidos, mas nem sempre nos damos conta disso. No entanto, todos sabemos que o bom design de moda é aquele que estimula nossas emoções, proporcionando desejo, conforto e prazer no ato de vestir-se,” diz Bergamin.

Por isso, serão usadas várias referências para o encontro do dia 17. As cores e estampas que saltam aos olhos (visão); as texturas (tato), suaves, frescas, “molhadas”, ásperas ou macias e os aromas dos tecidos, cada vez mais perfumados, assim como o ambiente das lojas (olfato), o farfalhar das sedas ou das ondas sonoras transmitidas por certas texturas (audição) e até mesmo o desejo de experimentar e possuir as roupas, que leva ao exercício de uma espécie de antropofagia consumista (paladar), tudo isso, segundo a jornalista, pode ser “degustado nos cinco sentidos”.

Mas por que “Razão e Emoção”? A razão, diz Bergamin, “está presente no negócio, na indústria que emprega milhares de pessoas, no marketing e nos resultados das vendas/ lucro. Já a emoção,segundo ele, está associada “ao prazer que o consumo nos proporciona e ao ter e ser que a moda representa na nossa cultura”.

Vitória Moda – Alto Verão 2015

vitoriamoda.com
Etapa Fashion: 29 a 31 de julho, no Itamaraty Hall, em Vitória
Etapa Business: 3 a 5 de agosto, no Shopping Moda Brasil, em Colatina

Talk show “ Diálogos Sensoriais”
Com a participação de Bárbara Verzola, Ada Mota, Alza Alves, Vivian Coser e Márcia Lopes.
17 de julho de 2014, às 19 horas, no auditório da Findes.
Inscreva-se.