22/09/2015 – Camerata Sesi-ES encerra “Ciclo Beethoven” nesta sexta-feira (25)

As sinfonias n° 2 e n° 4 foram as escolhidas pela Orquestra Camerata Sesi-ES para encerrar a série de concertos em homenagem ao grande artista Ludwig Van Beethoven. A apresentação do último capítulo do “Ciclo Beethoven” será realizada na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, às 20h, no Teatro do Sesi-ES (Rua Tupinambás, 240 – Jardim da Penha – Vitória/ES). A regência ficará sob a responsabilidade do maestro convidado Helder Trefzger, titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses).

O espetáculo, quinto e último da deferência feita ao magnífico compositor alemão que viveu de 1770 a 1827, faz parte da série “Sesi-ES Música Clássica”. A temporada 2015 da Orquestra Camerata Sesi-ES, contudo, prossegue até novembro. “Serão executadas a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op. 36, e a Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60” explica o maestro regente da Orquestra Camerata Sesi-ES, Leonardo David.

O maestro convidado para o encerramento será Helder Trefzger, titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

“A Sinfonia nº 2 foi composta entre 1801 e 1802 com dedicatória ao príncipe Karl Lichnowsky. A maior parte da obra foi escrita durante a estada de Beethoven no município de Heilbad Heiligenstadt, onde estava por indicação médica. Nesse período, o compositor começava a experimentar os primeiros sinais de surdez, a qual julgava ser incurável, situação que o levou a momentos de grande depressão”, destaca Leonardo.

“A estreia [da Sinfonia n°2] deu-se em 5 de abril de 1803, no Theater an der Wien, em Viena, sob regência do próprio Beethoven”, conta o maestro. “Um famoso crítico vienense escreveu para o Zeitung fuer die elegante Welt (“Jornal para o Mundo Elegante”) que a sinfonia era como “um dragão ferido contorcendo-se horrivelmente que recusa-se a morrer, mas que contorceu-se até as últimas angústias e, no quarto movimento, sangra até a morte”. Em contraponto, o conde Von Oppersdorff adorou a Sinfonia nº 2. Oppersdorff gostou tanto da peça que ofereceu a Beethoven uma grande quantia em dinheiro, para que compusesse uma sinfonia para ele”, relata o regente.

De acordo com Leonardo David, dessa encomenda nasceu a Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60, que estreou em março de 1807, na casa do príncipe Franz Joseph von Lobkowitz, sob regência do próprio compositor. “O clássico compositor Robert Schumann referiu-se à sinfonia como “uma esbelta donzela grega entre os gigantes nórdicos”, destaca.

O regente

Helder Trefzger é o convidado especial que regerá essa apresentação. Atual maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Helder estudou em algumas das principais universidades brasileiras; como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília; e teve aulas complementares em renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy – Istituzione Sinfonica di Roma. É Mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música – Regência. Teve como principais professores o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado, de quem foi assistente, e Roberto Duarte. Outros professores importantes na sua formação musical foram: Gerald Kegelmann, Igor Bezrodny, Francesco La Vecchia, Ivan Kojuharov, Oleh Krysa, Ernani Aguiar, Emilio de Cesar e Oiliam Lanna.

 

Orquestra Camerata Sesi-ES apresenta: “Ciclo Beethoven” – 5ª e última parte

Com Helder Trefzger – maestro regente convidado
Data: 25 de setembro de 2015 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi-ES (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória, ES)
Ingressos: R$ 1,00 (meia) e R$ 2,00 (inteira)
Vendas: das 9h às 18h, na central de atendimento do Sesi-ES em Jardim da Penha. No dia do evento, caso ainda restem ingressos a serem vendido, a bilheteria do teatro estará aberta a partir das 19h.
Informações: (27) 3334-7300 / 7323
Realização: Sesi-ES Cultura
Classificação: 08 anos de idade (acompanhando dos pais ou dos responsáveis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *