Programa valoriza antigos saberes e sabores da culinária capixaba

Livro Cozinha Capixaba Volume 1As delícias da culinária do Espírito Santo ganharão destaque com o programa Cozinha Capixaba, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) para levar às comunidades conceitos de alimentação saudável utilizando produtos típicos do Estado.

Com o programa, o Sesi-ES priorizará ingredientes comuns à mesa da maioria dos capixabas: peixe, café, banana, mamão, morango, coco, inhame, laticínios e carnes no preparo de receitas tradicionais da região para promover a educação nutricional.

“Queremos resgatar a tradição cultural capixaba por meio da culinária, toda a miscigenação do nosso povo e como essas diversas influências estão presentes nos nossos pratos”, afirma o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira.

Segundo ele, além de um programa de educação alimentar, o Cozinha Capixaba será também um programa de valorização e divulgação da cultura do Estado.  A ideia é que o programa seja ainda um apoio para políticas públicas desenvolvidas nos municípios.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o programa reforça as ações de interiorização desenvolvidas pela atual gestão. “Buscamos sempre nos aproximar do setor produtivo, ouvindo suas demandas e desenvolvendo novos projetos. O Cozinha Capixaba é fruto desse diálogo. Estamos fortalecendo a diversidade da cultura local, difundindo o que há de melhor em nossa culinária e criando mais uma ferramenta de desenvolvimento”, enfatizou.

Livro Cozinha Capixaba Volume 2Publicações

Como parte do programa, o Sesi-ES pesquisou quais os alimentos mais marcantes na culinária do Espírito Santo. A partir daí um resgate histórico foi realizado para contextualizar a importância de cada um deles na construção da identidade capixaba. Uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, historiador, especialista em economia doméstica e com apoio de alguns dos principais chef’s de cozinha do Estado concebeu e construiu o livro Cozinha Capixaba volume I e volume II.

São receitas simples e de alto valor nutritivo elaboradas pela equipe de nutricionistas do Sesi-ES e por grandes chefs do Estado: Juarez Campos, Júlio Lemos, Cleuza Costa, Francisco Assis e Paulo Gaudio. As publicações servirão de material didático em cursos ministrados pelo Sesi-ES com intuito de formar multiplicadores do conceito de valorização de produtos locais.

Tenha a versão digital dos livros. O volume I pode ser baixado aqui e, o volume II, aqui.

Com o Cozinha Capixaba, o Sesi-ES disseminará o conteúdo e as técnicas apresentadas nos livros por meio de atividades de educação nutricional que visam aos seguintes objetivos:

– Conscientização sobre a importância da utilização de produtos regionais e as boas práticas nutricionais para a saúde e qualidade de vida da população capixaba.
– Valorização da culinária regional.
– Estímulo à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis com a utilização de receitas tipicamente capixabas, favorecendo a economia do Estado.

Unidade Móvel Cozinha Capixaba

Outro braço importante do Cozinha Capixaba, e que reforça seu caráter inovador, é a unidade móvel construída exclusivamente para levar o programa a todas as regiões do Espírito Santo, oferecendo cursos, palestras e oficinas, sempre com o intuito de valorizar os produtos regionais.

Unidade móvel do Cozinha Capixaba vista por fora

Com investimento de R$ 1,4 milhão, a unidade consiste em uma cozinha industrial completa, com utensílios modernos e totalmente adaptada, capaz de atender até 20 alunos por turma.

A unidade se destaca pelas inovações tecnológicas que irão, entre outros aspectos, torná-la autossustentável na questão do consumo de água. Um sistema captará a água do ar-condicionado para que seja utilizada na lavagem dos utensílios, por exemplo. Além disso, possui gerador próprio de energia, permitindo que as aulas aconteçam mesmo em situação de falta de luz.Câmeras de vídeo, instaladas em diversos pontos da unidade móvel, ampliarão o ângulo de visão dos alunos, ajudando no aprendizado e entendimento da execução das receitas.

Unidade móvel do Cozinha Capixaba vista por dentroA acessibilidade está garantida na unidade móvel, que possui também cadeiras para canhotos e obesos. A reposição dos alimentos se dará por porta separada da entrada dos alunos, onde fica a sala de pré-preparo. A unidade poderá ficar estacionada em qualquer tipo de terreno, pois possui um equipamento de auto nivelamento inovador, que se adapta a qualquer condição do solo.

A cerimônia de lançamento dos livros Cozinha Capixaba volume I e volume II, a apresentação de todo o programa, bem como da unidade móvel acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 19 horas, no Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória, com a presença de diversas autoridades.

Por Evelyn Trindade