Solenidade marca comemoração dos 30 anos de primeiro curso técnico do Senai-ES

A solenidade reuniu alunos e instrutores da primeira turma para a homenagem

Com uma noite marcada pela emoção dos reencontros, a solenidade em comemoração aos 30 anos do curso técnico em “Instrumentação Industrial” da unidade de Vitória do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES Vitória) foi realizada nessa terça-feira, dia 16 de maio, e contou com a presença dos alunos e instrutores da primeira turma.

Logo na abertura, o gerente do Senai-ES Vitória e um dos primeiros instrutores do curso, Ewandro Petrocchi, deu o tom do que seria a celebração. “Agradeço a presença de todos e o apoio do Senai-ES. No entanto, quero parabenizar os que estiveram naquela primeira turma. Vocês foram fundamentais para a história do Senai”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1987, quando o Centro de Educação e Tecnologia Arivaldo Fontes (Cetec) – nome da unidade – foi inaugurado, Hélcio Rezende Dias, relembrou a missão do Senai-ES. “ Com certeza apoiei essa iniciativa, porque a missão do Senai-ES é formar jovens para o futuro do Espírito Santo. Naquele momento, estávamos olhando muito à frente”, disse.


Hélcio Rezende Dias foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) em 1987

O diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, relembrou que o Cetec, por muitos anos, foi referência em “Instrumentação Industrial”. “Vamos retomar essa posição. Em breve, iniciaremos as obras de reestruturação do Senai-ES Vitória”, anunciou. Ainda durante a cerimônia, o diretor regional no período em que o centro foi inaugurado, Ivan Anacleto Borgo, foi representado por sua filha, Giovana Borgo.


Luis Carlos Vieira anunciou que a unidade passará por reformas e adequações em seus laboratórios

A solenidade marcou também a abertura da 3ª Semana do Técnico de Automação industrial e Eletrotécnica. Voltada para os alunos dos dois cursos, a programação traz palestras com profissionais de mercado para apresentar temas atuais, tais como: automação em processos de priorização, a importância da instrumentação analítica no controle de emissões de gases e líquidos para o meio ambiente, robotização de processos na cadeia produtiva de minérios, na siderurgia e na fundição, dentre outros. A programação teve início nessa terça-feira e prosseguem até quinta-feira, dia 18 de maio.

Confira o vídeo apresentado durante a solenidade:

 

Por Evelyn Trindade