Senai-ES inaugura nova Escola Móvel de Mecânica Veicular

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES) inaugurou nessa terça-feira (13) a nova Escola Móvel de Mecânica Veicular. A carreta, considerada a maior unidade individual já construída na América Latina, teve investimento de R$ 2 milhões e percorrerá o Estado levando cursos de formação profissional.

A cerimônia de abertura, realizada no Teatro do Sesi-ES, contou com a presença do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra; do diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira; do presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), Eduardo Dalla Mura, e de diversas outras lideranças empresariais.

Em seu discurso de abertura, o presidente Marcos Guerra, destacou que a inauguração da Escola Móvel representa também a entrega de um projeto que tem levado formação para todos os municípios. “Atendemos a todas as demandas de maneira assertiva e hoje posso garantir que estamos presentes nos 78 municípios de forma robusta. Esse investimento reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento industrial do Estado, formando mão de obra qualificada para o mercado e promovendo empregabilidade”, disse. O presidente adiantou que a primeira cidade atendida será Cariacica, seguida por Vila Velha.

O diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, afirmou que juntas as unidades móveis da instituição somam um investimento de R$ 40 milhões e destacou que o sucesso das ações móveis está também na customização dos serviços. “ Atuamos pela demanda identificada pelo industrial. O setor produtivo orientando a educação profissional é a fórmula do sucesso do Senai”, destacou.

Luis Carlos reiterou que o projeto da nova escola móvel foi totalmente desenvolvido no Estado, pela equipe do Senai-ES. “Essa escola foi toda pensada dentro dos laboratórios do Senai-ES e é a primeira a reunir as três tecnologias: mecânica geral, mecânica a diesel e motocicleta”, disse.

Já o presidente do Sindirepa, Eduardo Dalla Mura, agradeceu a parceria com a instituição. “Agradeço ao Senai por atender de maneira tão excelente a essa demanda do nosso setor, que passa constantemente por mudanças tecnológicas. Confiamos muito no Senai, por sempre criar um ambiente escolar completo”, afirmou.

O evento contou também com a presença do jornalista especializado em automobilismo Reginaldo Leme, que é patrono da recuperação automotiva. Ele narrou aos presentes alguns bastidores da Formula 1.

Escola Móvel de Mecânica Veicular

Historicamente, os cursos do setor automotivo estão entre os mais procurados no Senai-ES. De 2011 a 2016, mais de 12.000 pessoas frequentaram algum curso dessa área. Devido à forte demanda por formação e/ou atualização profissional, o Sindirepa solicitou a construção da escola móvel para circular por todos os municípios.

A Escola Móvel de Mecânica Veicular vem equipada com o que há de melhor para o total aproveitamento dos conteúdos pelos alunos, com recursos audiovisuais como projetores, telas, quadros e sistema de som. O ambiente de aula teórica rapidamente se transforma em um moderno ambiente de aula prática, que se adapta ao tipo de capacitação que será realizado, seja ela na mecânica diesel, flex ou de motos.

Conheça os cursos que serão oferecidos

Qualificação Profissional

Eletricista de Automóveis – 160 horas
Mecânico de Automóveis Leves – 400 horas
Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva – 220 horas
Mecânico de Manutenção de Motocicletas – 300 horas
Mecânico de Motores a Diesel – 220 horas
Mecânico de Motores Ciclo Otto – 220 horas

Aperfeiçoamento Profissional

Injeção Eletrônica – 80 horas
Instalação de Alarmes e Travas – 60 horas
Instalação de Som e Vidro Elétrico – 60 horas
Mecânica Automotiva Preventiva para Mulheres – 40 horas
Câmbio dualogic e locker – 32 horas

 

Por Evelyn Trindade