Findes 60 Anos: nossa história faz parte da sua

Neste domingo (29) a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) completa 60 anos de sua criação, em 1958. Os motivos para comemorar são inúmeros e estão sempre ligados à essência da atividade industrial: TRANSFORMAÇÃO.

Desde sua fundação, a Findes tem sido pilar importante da INOVAÇÃO e PROTAGONISMO INDUSTRIAL. Passamos de uma economia predominantemente baseada na monocultura do café e uma participação do setor produtivo, que antes representava pouco mais de 7% do PIB, para hoje sermos responsáveis por um terço da economia capixaba.

A história do Sistema Findes se confunde com a própria história do desenvolvimento capixaba, já que a instituição sempre trabalhou pela representatividade dos setores industriais, pelo fomento e atração de novos negócios e melhoria do ambiente de trabalho. Foram muitas conquistas e realizações até aqui, fruto do trabalho de muitas pessoas que contribuíram para a evolução da indústria.

Veja o vídeo depoimento dos presidentes eméritos do Sistema Findes em homenagem aos 60 anos da Federação:

 

Hoje, representando cerca de 18 mil indústrias, a Findes atua com uma gestão focada em inovação, produtividade e competitividade para inserir o estado de vez na rota das novas tecnologias e na era da indústria 4.0. A federação promove a integração de interesses da indústria por meio das Câmaras Setoriais e Conselhos Temáticos, que discutem assuntos relevantes para os diversos segmentos da indústria e da economia do ES.

Nossa Visão

[quote style=””]Ser protagonista na transformação da indústria capixaba, contribuindo para posicioná-la entre as três mais produtivas do Brasil até 2030[/quote]

Nossa Missão

[quote style=””]Fortalecer a indústria capixaba por meio da integração de seus interesses com os da sociedade, promovendo sua competitividade em um ambiente sustentável[/quote]

Inovic

O Programa de Inovação na Indústria Capixaba (Inovic) busca transformar o perfil da economia do ES por meio do estímulo a novas ideias e conceitos em ambientes propícios para a ideação, prototipagem, desenvolvimento, negócios e conexões. Além disso, com o programa, o Espírito Santo passou a fazer parte da rede nacional dos institutos de inovação e de tecnologia do Senai, possibilitando o acesso de empresas capixabas a soluções desenvolvidas em todo o País por equipes de ponta.

A conexão entre o setor produtivo e a comunidade científica, solucionando demandas reais da indústria, possibilita a criação de soluções inteligentes, inovadoras e estimula o empreendedorismo.

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA

Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional

O Instituto Senai de Tecnologia (IST), em funcionamento na unidade do Senai na Beira-Mar é uma das principais – e mais aguardadas – entregas recentes do Sistema Findes e já está funcionando e atendendo a diversas indústrias, estudantes e mesmo pessoas físicas. O espaço é moderno e conectado com o que há de mais inovador na indústria para desenvolver soluções personalizadas que aumentem a eficiência operacional das empresas capixabas, focando em aumento de produtividade, eficiência, segurança e sustentabilidade.

LABORATÓRIOS ABERTOS

Laboratórios Abertos

O Laboratório Aberto do IST – o primeiro com o conceito spacemaker em Vitória –  é um ambiente de inovação aberta, cujo propósito é propiciar uma atmosfera em que pessoas com diferentes perfis e habilidades possam desenvolver suas ideias e projetos inovadores, de forma colaborativa, utilizando a estrutura tecnológica do Senai para este processo.

O Lab oferece livre acesso a todos os interessados em utilizar sua infraestrutura no desenvolvimento de suas ideias com base no conceito “Faça Você Mesmo”.  É um espaço que estimula pessoas através da economia criativa, da inovação e do conhecimento, dando todo o apoio no desenvolvimento da solução e também na criação de novas empresas.

Moda Lab 1

Os investimentos para modernização da estrutura oferecida à indústria capixaba e o estímulo à criação de soluções inovadoras não param. Também em 2018 foi inaugurado o Moda Lab 1, um espaço que segue a mesma filosofia de laboratório aberto, porém voltado para o setor de vestuário.

Estrategicamente localizado no CentroModa da Unidade integrada Sesi-Senai de Vila Velha, que abriga um robusto polo de confecções, o Moda Lab 1 tem estrutura completa para criação e desenvolvimento de peças e conceitos de moda e soluções para a indústria do vestuário, além de consultorias, espaço para eventos de moda e projetos de inovação. Essas são apenas algumas das características do Laboratório Aberto do Senai CentroModa, em Araçás

FindesLAB

O FindesLAB é mais um laboratório aberto que está sendo preparado pelo Sistema Findes para ampliar o acesso a ambientes de inovação e criação de soluções para a indústria e a economia em geral. Com localização privilegiada, no topo do Edifício Findes, as obras para a instalação do FindesLAB têm entrega prevista para setembro do ano que vem.

Nos primeiros 60 anos da Findes fizemos história, nos consolidamos e participamos ativamente do desenvolvimento da economia capixaba. Nos próximos anos seremos protagonistas da inovação e promoção da criação de soluções que vão revolucionar a indústria e transformar a economia capixaba.

Por Elaine Maximiniano

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de março de 2024
“Não industrializar o Brasil é um grande erro”, afirma Rafael Lucchesi
15 de março de 2024
Empresa aumenta faturamento em 20% com apoio da Findes
15 de março de 2024
Informe Estratégico – Justiça do Trabalho mantém dispensa por justa causa de dirigente sindical