RETROSPECTIVA 2016 - Rota Imperial: Expedições marcam os 200 anos

Muitos amantes de esporte de aventura percorreram a Rota Imperial neste ano festivo. Um deles foi o grupo de tropeiros acima. Veja a matéria realizada pela TV Gazeta quando os participantes chegaram ao marco zero da Rota, o Palácio Anchieta

O ano de 2016 foi muito importante para o Instituto Rota Imperial (IRI), uma das entidades que compõe o Sistema Findes, pois, no mês de agosto, completou 200 anos que o trajeto foi criado. A época, a Coroa Portuguesa traçou o percurso como uma opção de saída da produção da região mineradora do hoje Estado de Minas Gerais para o mundo. Na atualidade, a Rota Imperial, além de fazer parte da história do Brasil, é um roteiro turístico importante e de relevância internacional. Conheça a Rota Imperial.

Para celebrar o aniversário, o Instituto, em aliança com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, criou o selo comemorativo. O lançamento foi realizado em reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) no mês de dezembro. Estiveram presentes o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra; o professor-historiador especializado na Rota, João Eurípedes Franklin Leal; a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB); o diretor regional dos Correios, Fábio Vieira César; o diretor para assuntos do Instituto Rota Imperial, Elias Carvalho Soares; e os diretores da Findes.

Da esquerda para direita: o diretor regional dos Correios, Fábio Vieira César; o professor-historiador especializado na Rota, João Eurípedes Franklin Leal; a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB); e o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra.

A data comemorativa foi festejada, ainda, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por iniciativa da deputada Luzia Toledo (PMDB), no mês de fevereiro, e também mencionada em sessão deliberativa ordinária da Câmara dos Deputados pelo deputado Evair de Melo (PV-ES), no mês de abril.

O diretor para assuntos do IRI, Elias Carvalho (à esquerda), experimenta o carimbo e o selo comemorativo

Por Fernanda Neves

Print

©FINDES - Federação das indústrias do Espírito Santo. Todos os direitos Reservados.
Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, Ed. Findes, Stª Lúcia - Vitória - ES - CEP: 29045-403